6.7.16

Agarose, o que é, quando surgiu e para que serve?

A agarose, também conhecida por ágar ou ágar-ágar, é um polímero linear neutro, essencialmente livre de sulfatos, formado por resíduos de D e L galactose, unidos por ligações a (1-3) e b (1-4), extraído de algas vermelhas e de propriedades geleificantes. Os primeiros relatos do uso e produção de ágar remontam ao século XVII, no Japão, onde tal substância servia de base para obtenção da consistência firme em geleias.
            Agarose é insolúvel em água fria, portanto, quando uma suspensão de agarose é aquecida e depois resfriada, a agarose forma uma hélice dupla: duas moléculas de água em orientação paralela se enrolam uma na outra, com uma volta da hélice a cada três resíduos; moléculas de água ficam retidas na cavidade central. Essa rede permite separar fragmentos de ácidos nucléicos entre 0,5 a 25kb devido à velocidade de migração das moléculas durante a separação em gel.
            Diversas áreas são contempladas com o uso dessa substância, tais como em microbiologia, como agente geleificante de meios de cultura; em biologia vegetal, ela auxilia a germinação de plantas em placas de Petri; na indústria alimentícia, é largamente utilizada como aditivo; e, em biologia molecular, seu uso está intrinsecamente relacionado à matriz de geis de eletroforese (técnica de separação de moléculas baseada no peso molecular e carga). Geralmente, os géis têm concentração entre 0,5% a 2,5% (p/v), dissolvem-se em tampão e sob aquecimento. Ao resfriar, o gel adquire aspecto gelatinoso e próprio para corrida eletroforética. Deve-se adicionar um corante fluorescente ao gel, como o brometo de etídio ou sybr®, os quais se intercalam entre as bases nitrogenadas e, com auxílio posterior de uma fonte de radiação ultravioleta, pode-se visualizar as bandas no gel e até mesmo fotografá-las. 

A empresa Biotika Biotecnologia comercializa a Agarose LE para Biologia Molecular “low electroendosmosis”. Para maiores informações sobre o produto entre em contato com vendas@biotika.com.br ou acesse o site www.biotika.com.br.

Texto produzido por: Larissa Queiroz Pontes
(Graduanda em Biotecnologia - Universidade Federal do Ceará (UFC) com Iniciação Científica na Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz Ceará) 

2 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Promoção de Agarose de R$ 1.490 por apenas R$ 899,00 enquanto durar o estoque. vendas@biotika.com.br

    ReplyDelete