1.6.16

Alternativas para utilização de equipamentos de laboratório em sua pesquisa


Você já deve ter conhecimento sobre a existência de Parques de Equipamentos Multiusuários (EMU), certo? 

Caso não saiba o que é isso, é um Parque dentro da Universidade com instrumentos científicos caracterizados por terem utilidade, de forma continuada, para um conjunto de pesquisadores com ampla experiência. 

 A Fapesp, por exemplo, tem esse Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU) e o objetivo é apoiar a aquisição de Equipamentos para Pesquisa que não podem, ordinariamente, ser adquiridos em Auxílios à Pesquisa Regulares ou Projetos Temáticos. O Programa EMU pode apoiar também, quando necessário, os custos para suprimentos e serviços necessários à instalação e operacionalização do Equipamento Multiusuário solicitado. O programa tem natureza infra-estrutural e não se destina a prover o financiamento convencional aos projetos de pesquisa que sustentam cada solicitação - o apoio à realização desses projetos deve ser buscado nas linhas próprias de financiamento à pesquisa. (Fonte Fapesp). 

Veja abaixo alguns Parques de Equipamentos Multiusuários: 


Outra opção para quem busca equipamentos usados (fora do EMU) é procurar oportunidades de empréstimo ou troca dentro da Comunidade de Troca e Doação de Insumos e Equipamentos de Pesquisa na Rede Biotech-Space. Para isso é necessário um breve cadastro (http://www.biotechspace.com.br/). No Catálogo BioList da Biotech-Space (http://biolist.biotechspace.com.br/marketplace-servicos.sp) no campo Categoria em Equipamentos usados também é possível encontrar equipamentos usados para compra. 

Se você tem interesse em trocar ou vender os equipamentos, pode seguir as mesmas orientações. Dúvidas: contato@biotechspace.com.br


No comments:

Post a Comment