12.8.15

Entrevista Acadêmica: como se preparar?

Muitos estudantes da área de biociências e biotecnologia buscam uma carreira acadêmica e para isso pensam em fazer pós-graduação.

Alguns já desenvolvem pesquisas na própria graduação na forma de estágios ou iniciação científica, o que pode ser um grande começo para quem pretende entrar no mestrado.

Seguem abaixo algumas dicas que podem ajudar você na hora da entrevista acadêmica. Basicamente, o que você precisa fazer é apresentar sua trajetória acadêmica, seu currículo, seus interesses e pesquisas de forma bem específica e organizada.

Alguns pontos que devem ser destacados e apresentados por você: 
- apresentar sua melhor pesquisa (dissertação, tese, pesquisa, artigo, livro, periódico) de forma consistente e estruturada. Estude bem como fazer essa apresentação.
- o que te fez escolher determinado recorte e metodologia: explique sua inclinação pessoal para tal abordagem, que teoria te guiou e porque isso fez sua pesquisa ser diferenciada de outras abordagens.
- porque seu trabalho se encaixa no programa escolhido e porque deseja esta posição: esta questão é fundamental não só para convencer o entrevistado como também para escolher o melhor programa e universidade que se encaixam no seu plano de carreira, na sua área de pesquisa específica. Explique suas contribuições para o centro/departamento de pesquisa,seu engajamento institucional e capacidade de trabalho em equipe.
- plano de carreira a médio e longo prazo: descreva quais suas metas finais e objetivos e por mais óbvios que possam ser, considerando que a maior parte dos candidatos busquem tornar-se corpo docente e pesquisador, é importante dizer como pretende alcança-los, estratégias e metas intermediárias.

não acaba por aí... saiba como se diferenciar ainda mais...


Devemos considerar que além das perguntas realizadas pelo entrevistador, podem ocorrer momentos em que você é quem deve levantar questões. Estas situações podem coloca-lo em um patamar diferenciado, se estiver bem preparado para isso.

Para que que possa se sair bem, o principal é levantar o máximo de informações possíveis sobre a instituição, corpo docente (onde se formaram, linha de pesquisa), departamento que te interessa, programa e linha de pesquisa onde pretende atuar. Caso o nome dos participantes da banca de entrevista seja divulgado, pesquisa sobre eles, pois isso tudo pode direcionar sua resposta para os interesses dos entrevistados, assim como suas perguntas podem ser mais assertivas.

Veja algumas perguntas prontas elaborada pelo Enago que você pode fazer no decorrer da entrevista:

1) Qual o perfil ideal buscado para ocupar a posição?

2) Qual o perfil geral do departamento?

3) Quanto tempo em geral levará para que eu possa conduzir um projeto/grupo de pesquisa?

4) Como meu projeto se insere no perfil do departamento? / o que mais impactou vocês em relação ao meu projeto?

5) Em quanto tempo vocês esperam preencher essa vaga? (caso isso não fique claro no edital)

Seguem abaixo outras sugestões que questionamentos que você pode fazer para para docentes e discentes do laboratório/departamento ao qual deseja fazer parte.

6) Qual sua maior frustração com essa posição/instituição/departamento?

7) Você considera o futuro do departamento promissor? /em que posição você o vê daqui a cinco anos?

8) Como sua carreira progrediu desde que você chegou aqui e qual o papel do departamento nisso?

9) Foi fácil adaptar-se à rotina de trabalho/pesquisa aqui?

Espero ter ajudado, aconselho você a estar atualizado as notícias e inovações da área que pretende atuar!
Uma boa maneira de fazer isso é se cadastrando na Biotech-Space, pois esta rede oferece muitas informações e oportunidades para se manter atualizado. Além disso, caso precise comprar insumos para sua pesquisa o BioList da Biotech-Space possui catálogos com mais de 30 mil itens como reagentes, materiais, equipamentos e serviços de diversos fornecedores e com a vantagem de fornecer 3 orçamentos, de modo que não precise ficar buscando orçamentos no mercado.






No comments:

Post a Comment